Condutas inadequadas, caráter cíclico do assédio moral e como enfrentá-lo no ambiente de trabalho foram alguns dos pontos abordados na palestra sobre o tema, que aconteceu no dia 2 de junho no auditório alegre. Participaram os gerentes e encarregados da indústria, do campo e dos setores administrativos. Na ocasião foi comunicado a todos sobre a nova exigência do Ministério do Trabalho, que determina que a CIPA identifique os possíveis indícios de assédio moral e outras violências no ambiente de trabalho e comunique aos gestores para que providências possam ser tomadas.
A palestra teve como mediadora a Consultora da Qualidade Aleci Mendonça, que fez uma exposição esclarecedora para todos os participantes, conscientizando-os da importância do engajamento dos mesmos na minimização de ocorrências de assédio moral no ambiente de trabalho. Foram abordados também o conceito de assédio moral, sua tipificação como um crime, apresentação de várias situações que caracterizam o assédio moral no trabalho, perfil de um assediador, consequências para o assediado como danos psicológicos, físicos e sociais e foi apresentado a diferença entre o que é o assédio moral e os atos de gestão da empresa.
Ao final da palestra os participantes fizeram colocações demonstrando que ficou claro a responsabilidade de cada um para na participação efetiva das ações de combate ao assédio.
No Açúcar Alegre é assim que se faz!