O período do apontamento no Açúcar Alegre é um tempo de manutenção do parque fabril e de aprendizado, capacitação e integração dos colaboradores.
Durante o mês de julho, os colaboradores da Indústria, Tráfego e Oficina Agrícola participaram de capacitações e reciclagens sobre segurança do trabalho. Os cursos ministrados foram: importância do uso de EPI’s; NR35 que trata sobre trabalho em altura; e NR 33 que aborda o trabalho confinado. Outro tema de vital importância foi o Treinamento Operacional, onde cada encarregado do setor, em colaboração com a segurança do trabalho, orienta a equipe sobre os tipos de riscos dos setores e a forma certa de executar as tarefas.
Para os colaboradores do Campo, no período de 19 a 21 de julho, no Centro Cultural Fênix, na cidade de Mamanguape, o Açúcar Alegre promoveu a integração das equipes de cortadores de cana, onde a equipe de Recursos humanos abordou as normas e procedimentos do setor de pessoal, ambulatório médico, e segurança do trabalho. Já o encarregado dos Monitores desenvolveu a apresentação sobre as práticas operacionais do corte da cana.
O evento foi encerrado com apresentação de uma peça teatral, onde os cortadores de cana tiveram a oportunidade de se identificar com os personagens e estórias encenadas, ressaltando a responsabilidade de todos na prevenção de acidentes de trabalho e nas relações humanas.
No Açúcar Alegre é assim que se faz!
Contribuição: Aleci Mendonça – Consultora da Qualidade