No período de 06 à 10 de junho, o Açúcar Alegre realizou a IV Semana do Meio Ambiente, com o desenvolvimento de várias ações voltadas para educação ambiental, com a finalidade de levar os colaboradores e a comunidade a adotarem valores e atitudes que assegurem a conservação do meio ambiente.
Na abertura do evento foi proferida uma palestra sobre a importância da sustentabilidade nas empresas, pelo professor da UFPB Joel Santos.
O evento se estendeu para algumas escolas do município do vale do Mamanguape com palestras educativas sobre a importância da preservação do meio ambiente e atividades recreativas. O objetivo foi conscientizar os alunos para que eles se tornem agentes sustentáveis e promovam atitudes ambientais em seus lares e suas comunidades.
O ponto alto da semana do meio ambiente foi a realização da Trilha Ecológica, com a participação efetiva de diretores, gerentes, colaboradores, alunos da escola Maria Lúcia e abrigados do CEP Pindobal. Na ocasião aconteceu a soltura de 4 mil alevinos, no bonito açude da Usina Monte Alegre, chamado Santa Rita. A trilha foi conduzida pelo biólogo Ivanclayton Rocha Menezes com paradas estratégicas, onde o mesmo explicou a importância da relação do homem com a natureza e o compromisso de todos na conservação e respeito ao meio ambiente. Os alunos gostaram muito de vivenciar essa experiência maravilhosa e os mesmos tiveram a oportunidade de soltar os alevinos nas águas do açude Santa Rita.
A semana do meio ambiente teve também, exibição de vídeos, pegada ecológica, exposição dos trabalhos da oficina sustentável, exposição de cartazes sobre sustentabilidade, exposição de mudas de plantas para recomposição de mata ciliar, e diálogo semanal do meio ambiente para todos os setores da indústria.
Participaram do evento, representantes da comunidade, diretores, gerentes, colaboradores, alunos e professores da Escola Maria Lúcia, menores abrigados do CEP Pindobal, alunos da escola Herman Lundgren do município de Rio Tinto e da escola Gustavo Fernandes Sobrinho do município de Mamanguape.
No Açúcar Alegre é assim que se faz!
Contribuição: Aleci Mendonça – Consultora da Qualidade