As visitas técnicas tiveram início no dia 1º de setembro com os alunos do 3º ano do ensino fundamental do Instituto Moderno, da cidade de Mamanguape, que estavam visitando os principais pontos turísticos e empresas da cidade. O objetivo foi proporcionar a oportunidade prática de aprendizado fora da sala de aula. Os estudantes conheceram de perto o funcionamento de uma usina de cana de açúcar e puderam visualizar como conceitos teóricos são aplicados na prática. A turma foi recepcionada na Indústria do Conhecimento e na oportunidade foi apresentada toda parte socioambiental, visão e missão da empresa, os produtos fabricados, empregos gerados para o Vale do Mamanguape, concluindo com um agradável bate papo com a Consultora de Qualidade Aleci Mendonça.
No dia 05 de setembro foi a vez de recebermos alunos de Engenharia Mecânica da UFPB e mostrar um pouco como funciona nosso processo industrial. A turma também foi recepcionada na Indústria do Conhecimento pela equipe de RH onde tomaram conhecimento da nossa política socioambiental, visão e missão da empresa e foram direcionados ao setor de Segurança do Trabalho para receber instruções e equipamentos de EPI. Logo após foram recebidos pelos supervisores da Manutenção Mecânica Victor Araújo e Jessé Paulo, que juntamente com o Técnico de Segurança apresentaram todo o processo fabril.
Em 13 de setembro, alunos de Licenciatura em Geografia da UFCG chegaram para conhecer a área de plantio, tipos de irrigação, adubação e formas de colheita, processo de fabricação do álcool e açúcar e logística da empresa. Após serem recepcionados no Auditório Alegre pela equipe de RH, foram conhecer o campo, acompanhados pelo Técnico Agrícola Finelon França. Na sequência foram levados ao Auditório Alegre, onde foi explanado o processo de fabricação do açúcar e álcool por meio de apresentação realizada pelo supervisor de Mecânica Jessé Paulo.
Finalizando as visitas do mês de setembro, no dia 20 recebemos alunos do curso de Licenciatura em Química do IFPB, que chegaram com o intuito de conhecer o processo de fabricação do açúcar e álcool e como fazemos o controle de qualidade. A turma foi recepcionada no Auditório Alegre pela equipe de RH e foram conhecer o Setor de Segurança do Trabalho, onde receberam algumas instruções e equipamentos de EPI para a realização da visita. Acompanhados pelo técnico de segurança e pelo supervisor de produção Jailson Alexandre, realizaram um passeio por alguns setores com o intuito de atender ao objetivo da visita.
Ao final das visitas foi servido um lanche e os visitantes foram presenteados com brindes do Açúcar Alegre.
Essas experiências práticas são cruciais para a formação dos estudantes e os preparam para enfrentar os desafios do mundo real em suas futuras carreiras. O Açúcar Alegre se orgulha de poder receber esses futuros profissionais e estará sempre de portas abertas a contribuir um pouco para as suas formações.
No Açúcar Alegre é assim que se faz!
Contribuição: Aleci Mendonça Barros – Consultora da Qualidade