Desde o ano de 2017 o Açúcar Alegre vem desenvolvendo com maestria o Programa de Jovens aprendizes, onde tiveram sua iniciação profissional nesta empresa. É com responsabilidade que a equipe de Recursos Humanos, desenvolve todas as ações para que os jovens tenham uma ambientação positiva, motivando-se para a prática profissional. Desde o período de recrutamento das turmas, há uma extensa divulgação interna, proporcionando a participação de filhos, irmãos, sobrinhos, primos dos nossos colaboradores, chegando este ano de 2022, a 97% da equipe de jovens aprendizes sendo composta por familiares dos colaboradores.
Desde a iniciação no Programa os jovens recebem uma bolsa de estudos correspondente a meio salário mínimo e têm sua carteira de trabalho assinada com todos os direitos trabalhistas, com a oportunidade de aprenderem na teoria e na prática uma profissão.
A parte teórica deste Programa é desenvolvida no período de maio a outubro pelo SENAR PB – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em espaço cedido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mamanguape, onde os aprendizes têm a oportunidade de fazerem os cursos de Auxiliar Administrativo e Auxiliar de mecânico de Tratores Agrícolas. Já a parte prática, acontece a partir do mês de novembro até o mês de maio do ano seguinte, nas dependências do Açúcar Alegre.
No início do aprendizado prático o Açúcar Alegre oferece um Programa de Integração, que neste ano de 2022 aconteceu nos dias 9, 10 e 11 de novembro, com a participação de 51 Jovens Aprendizes. A Integração oferece a oportunidade de conhecerem sobre toda parte socioambiental, visão e missão, segurança do trabalho, ambulatório médico, ginástica laboral, Programa 5’S e relações interpessoais. Ao término da integração os aprendizes são encaminhados para os setores onde vão desenvolver as atividades práticas.
Toda a equipe de Recursos Humanos da empresa está de parabéns pelo empenho em fazer este Programa acontecer no Açúcar Alegre, na consciência de que está sendo construído os homens do amanhã.
No Açúcar Alegre é assim que se faz!
Contribuição: Aleci Mendonça – Consultora da Qualidade